Corpus Christi: governo do estado do Rio decreta ponto facultativo na sexta-feira pós-feriado
Written by LiveFM Rádio on 29 de May de 2026
O dia de Corpus Christi — que, pela primeira vez, será feriado oficial em todo o estado — não vai ser o único dia de descanso da próxima semana para servidores estaduais. Assim como a Prefeitura do Rio, o governo do estado também decretou ponto facultativo no dia 5 de junho, sexta-feira após o feriado.
Os decretos não se aplicam aos serviços considerados essenciais ou que não podem ser paralisados. No âmbito estadual, órgãos que prestam atendimento contínuo à população deverão funcionar normalmente.
A Secretaria de Estado de Saúde editará resolução própria para regulamentar o funcionamento das unidades da rede pública estadual durante o período.
Na cidade do Rio, também ficam fora do ponto facultativo setores como segurança pública, Guarda Municipal, Defesa Civil, coleta de lixo e transportes. Esses serviços seguirão em funcionamento.
A lei que tornou o dia de Corpus Christi um feriado no estado foi sancionada em outubro de 2025. O Rio foi o primeiro estado a colocar a data no calendário oficial. Atualmente, o dia de Corpus Christi é considerado um ponto facultativo federal, o que significa que, em outros estados, o poder público local tem autonomia para decidir como será a atividade nas repartições.
Fonte: temporealrj.com/diariodorio.com
Imagem: Divulgação/Alerj