Ciclone provoca acumulados de chuva de 100 mm no Sul e no Sudeste durante o fim de semana
Written by LiveFM Rádio on 30 de janeiro de 2026
Neste fim de semana, as instabilidades podem aumentar em estados das regiões Sul e Sudeste devido a um sistema de baixa pressão que dá origem a um ciclone extratropical no oceano Atlântico.
Apesar de não passar sobre nenhum estado, o ciclone ajuda a formar áreas de maiores chuvas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, segundo informações do ClimaTempo.
Na tarde desta sexta-feira (30), os temporais devem avançar sobre a área metropolitana de São Paulo, com risco de raios e trovoadas.
O interior e o norte do estado podem ser atingidos por pancadas típicas de verão também, com destaque para Jundiaí, Indaiatuba, Bocaina, Lençóis Paulista, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.
À noite, as chuvas avançam para o litoral sul do estado do Rio de Janeiro, alcançando cidades como Paraty e Angra dos Reis. Temporais, com chuva forte, raios e rajadas de vento se espalham também por Volta Redonda e pela capital.
Segundo o Inmet, as áreas de chuva devem se concentrar no sábado (31) entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, com acumulados que podem chegar a ultrapassar os 100 mm em 24 horas.
O ciclone extratropical segue sobre o oceano, gerando uma frente fria na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O leste de São Paulo terá um dia mais instável devido ao transporte de umidade do oceano para o continente.
No Rio de Janeiro, o tempo fica abafado, com aumento de nebulosidade e chance de chuva já pela manhã. As pancadas ganham força à tarde, sobretudo no norte do estado. Conforme a noite se aproxima, os temporais chegam às áreas do sul do Espírito Santo.
Há previsão de tempestades localizadas entre o norte de Santa Catarina, passando pelo leste do Paraná até o sul de São Paulo.
Conforme o ciclone se desloca em direção à costa da região Sul no fim de semana, rajadas de vento moderadas podem atingir a parte litorânea de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro.
No domingo (1º), as rajadas podem chegar perto de 50 km/h na Região Metropolitana de São Paulo.
*Com informações do ClimaTempo e do Inmet
Fonte: ND Mais
Imagem: Camilly Antunes/ND Mais