Rio concentra nove das dez maiores temperaturas do país registradas na última segunda
Written by LiveFM Rádio on 13 de janeiro de 2026
A cidade do Rio de Janeiro foi a capital mais quente do Brasil pelo segundo dia consecutivo na última segunda-feira (12), de acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet). Entre os 10 lugares com maior temperatura no país, 9 são no estado, sendo a maioria na Região Metropolitana.
A maior temperatura do país foi registrada em Seropédica, na Baixada Fluminense, com 41°C. Entre as localidades mais quentes, a única exceção foi a cidade de Picos, no Piauí, que registrou 38,1°C. As informações foram coletadas em pontos que funcionam para a medição de temperatura e são usados pelo Inmet.
Confira a lista dos locais mais quentes do país na segunda:
- Seropédica (RJ): 41,0°C
- Rio de Janeiro – Vila Militar (RJ): 40,8°C
- Niterói (RJ): 40,5°C
- Rio de Janeiro – Marambaia (RJ): 40,0°C
- Duque de Caxias – Xerém (RJ): 38,8°C
- Rio de Janeiro – Galeão – (RJ): 38,6°C
- Rio de Janeiro – Santa Cruz (RJ): 38,6°C
- Rio de Janeiro – Jacarepaguá (RJ): 38,4°C
- Picos (PI): 38,1°C
- Silva Jardim (RJ): 37,1°C
A cidade do Rio teve o dia mais quente do verão e do ano de 2026, registrando 40,8°C. Além da capital, Niterói e Seropédica também tiveram o dia mais quente da estação e do ano.
“Um sistema de alta pressão atuando próximo ao continente dificulta a formação de nuvens no Rio de Janeiro, deixando o céu ensolarado. Logo, a radiação solar incidente é maior e por várias horas do dia. Além disso, a circulação desse sistema favorece ventos predominantemente de quadrante norte, vento que traz para o Rio de Janeiro um ar mais quente do interior do país. Esses dois fatores contribuíram para a elevação das temperaturas de forma significativa.”, afirmou a meteorologista Hana Silveira, da Climatempo.
A terça-feira (13) deve seguir quente em todo o Rio de Janeiro, segundo a Climatempo. O sistema de alta pressão se afasta do continente e as nuvens de chuva podem se desenvolver com mais facilidade.
Por isso, apesar do sol, há previsão de pancadas de chuva isoladas, típicas de verão, que podem ser fortes e acompanhadas por raios. A máxima prevista na capital é de 38°C.
A umidade relativa do ar ainda pode cair para em torno dos 30% à tarde.
A quarta (14) também será de tempo quente e abafado, com risco de temporais. Durante a manhã o sol ainda predomina, mas a partir da tarde há previsão de chuva forte, acompanhadas por raios e ventania.
Ainda assim, o tempo deve ficar abafado até o fim da semana.
Fonte: G1
Imagem: Reprodução/Metrópoles