Escova inteligente limpa dentes em 20 segundos e detecta doenças
Written by LiveFM Rádio on 10 de janeiro de 2026
A maior feira de tecnologia do mundo, a CIES, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, apresentou uma inovação que promete revolucionar a higiene bucal e o monitoramento da saúde: uma escova elétrica capaz de limpar todos os dentes simultaneamente em apenas 20 segundos.
O especialista em tecnologia Gabriel Rime, em parceria com o CanalTech, mostrou como funciona a Y-Brush. Diferente das escovas de dente convencionais, que exigem a escovação de um dente por vez, a tecnologia possui um formato semelhante a uma prótese que se adapta à arcada dentária.
O usuário coloca o dispositivo na parte inferior e depois na superior da boca, completando todo o processo de escovação em cerca de 20 segundos — muito menos tempo do que os tradicionais dois minutos recomendados para a escovação manual ou com escovas elétricas convencionais.
Tecnologia que monitora a saúde
O novo modelo da Y-Brush vai além da simples escovação e incorpora tecnologia capaz de detectar doenças através da análise do hálito. O dispositivo consegue identificar condições como diabetes, problemas no fígado e problemas dentais, incluindo gengivais. O sistema permite que os dados coletados sejam compartilhados com médicos através de um aplicativo, possibilitando o monitoramento contínuo da saúde do usuário.
A versão atual da Y-Brush já está disponível no mercado por 199 dólares, com uma variante mais econômica também disponível. No entanto, o modelo mais avançado com capacidade de detecção de doenças ainda não tem preço definido e só deverá chegar ao mercado em 2027, devido à necessidade de obtenção de diversas certificações junto aos órgãos reguladores.
Apesar do custo inicial possivelmente elevado, a tecnologia representa um potencial de economia a longo prazo em consultas médicas e odontológicas, já que possibilita a detecção precoce de problemas de saúde. A capacidade de monitoramento diário de indicadores de saúde através de um dispositivo de uso rotineiro pode significar uma mudança importante na forma como as pessoas cuidam da própria saúde.
Fonte: CNN
Imagem: Reprodução/CNN