Radio Live FM

Current track

Title

Artist

Alistamento militar 2026 está aberto; veja como funciona

Written by on 5 de janeiro de 2026

O Alistamento Militar 2026 já está aberto e seguirá até 30 de junho. O processo é obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino, até mesmo para quem reside no exterior.

Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto às mulheres brasileiras que desejam voluntariamente prestar o serviço militar, desde que completem 18 anos em 2026.

O alistamento é feito gratuitamente, no período estabelecido, mas quem perder o prazo arcará com multa por atraso e concorrerá à seleção do ano seguinte. Para as mulheres, o prazo de alistamento não será prorrogado.

As inscrições dos brasileiros que completam 18 anos em 2026 podem ser feitas pela internet no site do Alistamento Online ou presencialmente, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência, levando documentos originais de identificação. São eles:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); e
  • Comprovante de residência recente.

Jovens com alguma condição de saúde impeditiva, como pessoas com deficiência (PCD), podem requerer a isenção do serviço militar. Para isso, devem levar documentos, comprovantes e laudos médicos já no momento do alistamento, em uma Junta de Serviço Militar. O jovem que, por incapacidade absoluta, esteja impossibilitado de comparecer à uma Junta de Serviço Militar, poderá ser representado pelo seu tutor ou curador, legalmente instituído, mediante apresentação do documento comprobatório.

Próximas fases

Após o alistamento, o cidadão receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e deverá consultar o site, periodicamente para saber se foi dispensado ou se deve comparecer à etapa de seleção geral, no segundo semestre de 2026.

Os alistados e as alistadas que não foram dispensados de imediato serão convocados para realizar exames médicos e odontológicos; testes de aptidão física; e entrevistas sobre suas habilidades e interesse em servir.

Como o serviço militar é obrigatório aos jovens brasileiros do sexo masculino, aqueles que não se alistarem estarão impedidos, entre outros, de:

  • Obter ou renovar passaporte;
  • Inscrever-se em concursos públicos;
  • Matricular-se em faculdades ou universidades;
  • Assinar contratos com o governo do Brasil.

O serviço militar terá início em 2027, com duração de um ano. Há ainda a possibilidade de a atividade ser prorrogada a cada 12 meses, por até oito anos, caso haja vagas, interesse dos jovens em permanecer nas fileiras militares e aprovação por parte das Forças Armadas.

 

Fonte: Agência Brasil

Imagem: Reprodução/educamaisbrasil

 

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


15 − catorze =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist