Radio Live FM

Current track

Title

Artist

“Pico da extinção”: 4 mil geleiras alpinas sumirão por ano, aponta estudo

Written by on 20 de dezembro de 2025

Milhares de geleiras desapareceram nas últimas décadas e, à medida que o mundo continua a aquecer, espera-se que elas sumam em um ritmo crescente. Uma nova pesquisa dá uma ideia de quão rapidamente isso pode acontecer, e é desanimador.

Até meados do século, o número de geleiras que desaparecem deverá atingir o pico de até 4.000 por ano, se os humanos continuarem a emitir poluição climática, de acordo com um estudo publicado na última seman na Nature Climate Change. Isso é equivalente a perder todas as geleiras dos Alpes Europeus em apenas um ano.

A pesquisa tem se concentrado na quantidade ou área total de gelo perdida pelas geleiras à medida que as temperaturas sobem. As melhores estimativas dizem que existem atualmente mais de 200.000 geleiras na Terra.

Os cientistas analisaram as geleiras do planeta usando um banco de dados global para determinar o “pico de extinção de geleiras”, ou seja, o período durante o qual o maior número de geleiras desaparece.

A análise deles descobriu que a extinção das geleiras atingirá o pico por volta de meados do século, com o momento exato e a extensão dependentes do nível de aquecimento global.

Se o mundo conseguir manter o aquecimento em 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, algo que não está a caminho de fazer, o número de geleiras individuais que desaparecem atingirá o pico por volta de 2041, com aproximadamente 2.000 por ano.

Com 4 graus de aquecimento, esse pico muda para meados da década de 2050 e se intensifica para cerca de 4.000 por ano. Isso é 3 a 5 vezes maior do que a taxa atual de perda global, diz o relatório.

Atualmente, o mundo está a caminho de cerca de 2,7 graus de aquecimento se as promessas climáticas forem cumpridas. Neste nível, o pico de extinção ocorrerá por um período mais longo, com o mundo perdendo cerca de 3.000 geleiras por ano entre 2040 e 2060.

As perdas terão implicações significativas. As geleiras são uma fonte vital de água para muitas comunidades, mas, além disso, são uma atração turística, atraindo milhões de visitantes a cada ano, e muitas estações de esqui dependem delas. Elas também possuem uma profunda importância cultural para as comunidades, ligada a tradições locais.

 

Fonte: CNN

Imagem: CStorz/Getty Images

 

 

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


12 − 10 =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist