Inea aponta alterações em análises de água do Rio Pomba no Noroeste Fluminense
Written by LiveFM Rádio on 26 de August de 2026
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que amostras analisadas ao longo do Rio Pomba, que atravessa os municípios de Aperibé e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, identificaram concentração de fósforo na água acima do normal o que, segundo o órgão, pode estar associado ao uso de fertilizantes ou a atividades de mineração.
A análise do Inea usou dados referentes à coletas realizadas em setembro de 2025 mas, segundo o órgão, não pode determinar a causa específica da espuma que voltou a ser registrada recentemente no Rio Pomba.
De acordo com o órgão, os índices não interferiram na qualidade da água e os pontos avaliados foram considerados de média a boa.
O Instituto também analisou amostras retiradas diretamente das rochas que apresentavam a camada esbranquiçada. Nelas, foram identificadas alterações em elementos como cálcio, fósforo e outros metais.
O Inea informou ainda que alterações semelhantes na aparência das rochas também já foram encontradas em trechos do Rio Pomba em Minas Gerais.
As concessionárias responsáveis informaram que o abastecimento de água segue normal nas cidades.
Fonte: g1
Imagem: Inea