Radio Live FM

Current track

Title

Artist

Gasoduto Raia, previsto para entrar em operação em 2028, suprirá a demanda de 15% de gás natural no país

Written by on 3 de August de 2026

A etapa da instalação terrestre do Gasoduto Raia, em Macaé, está avançada. A previsão é de que quando entrar em operação, em 2028, a Raia terá potencial para suprir 15% da demanda estimada de gás natural no Brasil.

O projeto integra o Novo Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC) do Governo Federal e é operado pela Equinor (35%), em parceria com a Repsol Sinopec (35%) e a Petrobras (30%).

A parte marítima do Gasoduto Raia terá cerca de 200 km de extensão, ligando a Floating Production Storage and Offloading (FPSO), na Bacia de Campos, à malha de transporte de gás próxima à Cabiúnas, em Macaé. O ativo tem capacidade para escoar 16 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sylvio Lopes, o gasoduto representa para o município um avanço no setor de energia.

“O Projeto Raia, consolida Macaé como a Capital Nacional da Energia e principal Hub de gás, ao se conectar à Cabiúnas, injetando 16 milhões de m3 de gás por dia, favorecendo inclusive a instalação de novas termelétricas, gerando desenvolvimento econômico a longo prazo para Macaé e toda região”, ressaltou.

O Gerente de Construção do Gasoduto Terrestre da Equinor, Luciano Mendes, destacou que o Projeto Raia, mobiliza diariamente uma média de 350 colaboradores e o objetivo é conectar as partes offshore e onshore com toda segurança para que os trabalhadores possam voltar para as suas casas.

“Toda operação é baseada no mapeamento de riscos, para que possamos entregar esse gasoduto para o país”, informou.

 

Fonte: Secom

Imagem: Divulgação

 

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


14 + 7 =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist