Radio Live FM

Current track

Title

Artist

Portugal vai investigar racismo de Prestianni e torcida contra Vini Jr.

Written by on 19 de fevereiro de 2026

O governo português irá investigar a denúncia de racismo contra Vini Jr., do Real Madrid, em partida contra o Benfica pela Champions League.

A autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) fará uma investigação administrativa. “A APCVD agora irá analisar imagens, relatórios da arbitragem e outros elementos”, diz a instituição em comunicado.

Além disso, a Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) também afirmou que abriu um procedimento incial de apuração que poderá evoluir para uma investigação de um suposto ilícito desportivo.

Além de averiguar se o Gianluca Prestianni, do Benfica, teria chamado o brasileiro de “macaco”, a entidade vai avaliar imagens de torcedores que estavam no Estádio da Luz direcionando a imitação de primatas ao jogador do Real.

Nota

“Após as informações divulgadas na imprensa sobre supostos insultos/atos de racismo dirigidos ao jogador do Real Madrid Vinícius Júnior durante a partida entre SL Benfica e Real Madrid CF, correspondente ao jogo de ida do playoff da Liga dos Campeões da UEFA, realizada no Estádio da Luz, competição organizada pela UEFA, a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) instaurou um processo administrativo sancionador para apurar os fatos”.

A APCVD agora irá analisar imagens, relatórios da arbitragem e outros elementos disponíveis para esclarecer o ocorrido e decidir se cabem sanções. O caso repercutiu em Portugal e na Espanha e aguarda desdobramentos oficiais.”

Governo brasileiro no caso

Os ministérios da Igualdade Racial e do Esporte emitiram uma nota nessa quarta-feira (18) condenando os atos de racismo sofridos pelo jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid, durante uma partida contra o Benfica, na terça-feira (17), pela Liga dos Campeões, em Portugal.

“É inaceitável que manifestações racistas ocorram em ambientes esportivos, que devem ser espaços de respeito, convivência e promoção da igualdade racial. O racismo é uma violação de direitos humanos e um atentado aos princípios fundamentais do esporte. Racismo é crime”, diz o texto.

Segundo as duas pastas, o governo brasileiro acompanhará de perto a apuração dos fatos, com a expectativa de que sejam adotadas medidas firmes para responsabilizar os envolvidos e prevenir novos episódios.

Os ministérios reafirmam ainda o compromisso com a promoção da igualdade racial, do respeito e da dignidade humana dentro e fora dos campos.

“Episódios como este reforçam que o enfrentamento ao racismo deve ser permanente e coletivo. Essa não é uma luta individual: conta com o apoio e a ação do governo brasileiro para garantir um esporte justo, inclusivo e livre de discriminação”, finalizam.

 

Fonte: CNN

Imagem: Jesús Álvarez Orihuela/AS

 

 

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


oito − 1 =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist