Petroleiros do Norte Fluminense suspendem greve e aprovam acordo coletivo
Written by LiveFM Rádio on 30 de dezembro de 2025
Os trabalhadores da Petrobras do Norte Fluminense, que atuam na Bacia de Campos, decidiram nesta terça-feira (30), em assembleia, encerrar a greve iniciada em 15 de dezembro e aprovar uma última proposta apresentada pela petroleira para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), informou o sindicato da região em comunicado.
O Sindicato do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) é o único dos 13 sindicatos de petroleiros filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) que permanecia em greve. Os demais haviam aprovado indicativo da federação para o encerramento das manifestações na semana passada, após terem reconhecido avanços nas negociações.
Na assembleia, realizada no Teatro Municipal Trianon, em Campos dos Goytacazes, a categoria também aprovou a manutenção do Estado de Assembleia Permanente e o Estado de Greve, para garantir que a Petrobrás cumpra as cartas-compromisso enviadas ao sindicato, no esforço de diálogo empreendido pela entidade para superar impasses que levaram ao movimento, além de desconto assistencial para o sindicato de 1% sobre o salário líquido, em três parcelas.
“A greve cumpriu o seu papel. Nós conseguimos, através dessa mobilização, reafirmar nossa independência política e sindical”, disse o coordenador-geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges.
Cerca de 500 petroleiros participaram da assembleia, a maior da categoria petroleira neste ano. O indicativo de suspensão de greve e aprovação do acordo foi aprovado com 446 votos favoráveis, 43 contrários e 06 abstenções. O indicativo de desconto assistencial foi aprovado com 467 votos, 14 contrários e 14 abstenções.
A greve petroleira de 2025 entra para a história como uma das maiores da categoria. Iniciada à 0h do último dia 15, a paralisação durou 16 dias na base do Norte Fluminense, a última entre as representadas por entidades filiadas à FUP (Federação Única dos Petroleiros) a suspender o movimento.
A grande força do movimento foi destacada por diveras falas dos trabalhadores. Já no segundo dia da greve, 100% das plataformas operadas pela Petrobrás na Bacia de Campos haviam entrado na greve. Na base de Cabiúnas houve corte de redição e realização de atos. Nas bases de Imbetiba e do Parque de Tubos houve adesão em segmentos isolados do administrativo.
Durante todos os dias da greve, centenas de trabalhadores se concentraram nas sedes do sindicato em Campos dos Goytacazes e Macaé. No início da manhã, os grevistas se dividiam em grupos que seguiam para a realização do trabalho de convencimento nas bases, no Heliporto do Farol e no Aeroporto de Macaé.
Fonte: infomoney.com/sindipetronf.org.br
Imagem: Reprodução/sindipetronf