Radio Live FM

Current track

Title

Artist

Nasa alerta sobre tempestade solar que atingirá a Terra após megaerupção no Sol

Written by on 5 de fevereiro de 2026

Os satélites da Nasa registraram pelo menos cinco poderosas explosões de energia no Sol, conhecidas como erupções solares, nos últimos dias.

A agência americana alertou que materiais resultantes dessas liberações devem atingir a Terra ainda nesta semana.

As erupções solares observadas nos últimos dias foram classificadas com diferentes graus de intensidade e força: o primeiro clarão foi de X1.0; o segundo de X8.1; o terceiro de X2.8; o quarto clarão de X1.6; enquanto a quinta foi classificada como uma erupção de X1.5.

A classe X indica os clarões mais intensos, enquanto o número fornece mais informações sobre sua força.

O Observatório de Dinâmica Solar da Nasa, que monitora as atividades no Sol constantemente, capturou imagens dos eventos.

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, na sigla em inglês), a explosão X8.1, a mais forte entre as registradas, provocou a ejeção de material solar, que atingirá a Terra entre esta quinta (5) e sexta-feira (6).

A agência explicou que os efeitos no planeta devem ser de fraca intensidade e podem gerar auroras boreais. As explosões podem afetar as comunicações de rádio, as redes elétricas, os sinais de navegação e representar riscos para espaçonaves e astronautas, segundo o comunicado.

 

 

 

Fonte: gazetadopovo.com

Imagem: Reprodução/CNN

 

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


8 − um =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist