O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), realizou na última quinta-feira (11), uma reunião para discutir políticas públicas voltadas aos condutores de veículos de tração animal no município de Campos. A informação do encontro, promovido pela 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Campos, foi divulgada pelo MPRJ nessa segunda (15).
Na reunião, foram avaliadas as ações atualmente oferecidas pelo poder público a esses trabalhadores e debatidas medidas para ampliar o apoio à categoria. Entre os pontos levantados estão a necessidade de acesso à educação formal, oferta de capacitação profissional e criação de alternativas econômicas que permitam a substituição gradual da tração animal por veículos motorizados.
Também foi discutida a possibilidade de criação de uma cooperativa, que contaria com apoio do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) para facilitar a aquisição de veículos ambientalmente adequados, contribuindo para a modernização da atividade e para a proteção dos animais.