Faetec abre inscrições para 15 mil vagas em cursos gratuitos a distância
Written by LiveFM Rádio on 22 de janeiro de 2026
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas até 30 de janeiro para o preenchimento de 15 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional na modalidade de Educação a Distância (EaD). Podem participar candidatos de todas as regiões do Brasil.
As matrículas devem ser feitas exclusivamente pelo site da instituição. O início das aulas será em 9 de fevereiro.
Com a formação, a Faetec pretende oferecer instrumentos práticos para quem procura entrar no mercado de trabalho ou atualizar o currículo em áreas que exigem especialização técnica e domínio de ferramentas digitais.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, os cursos são destinados à geração de renda, através de uma formação gratuita e facilitada pela digitalização.
As formações têm duração de 20 semanas e focam em eixos estratégicos para o mercado de trabalho moderno. Entre as opções estão cursos nas áreas de Tecnologia da Informação, Informática, Linguagens de Programação, Marketing Digital, Administração, Idiomas e projetos de inclusão social.
Por se tratar de um curso digital, o candidato deve ter equipamento próprio, como celular, tablet ou computador, além de conexão estável à internet para acompanhar os módulos.
O presidente da Faetec, Alexandre Valle, destaca que o formato é ideal para assegurar a inclusão, uma vez que “o modelo à distância garante flexibilidade”, permitindo que mais pessoas tenham acesso à formação de qualidade em várias regiões do País.
Para concorrer, os candidatos devem preencher alguns critérios como escolaridade e faixa etária. A idade mínima do estudante, dependendo da área, é de 16 ou 18 anos. Além disso, o aluno deve ter concluído o Ensino Fundamental.
A seleção é feita por ordem de inscrição e cada CPF pode escolher apenas uma curso. Em caso de preenchimento imediato das vagas, o sistema gera uma lista de espera.
Os estudantes devem se dedicar aos cursos, pois a inatividade por mais de 15 dias no primeiro mês das atividades resulta na perda automática da vaga.
O edital com os critérios detalhados está disponível no portal da instituição.
Fonte: Diário do Rio
Imagem: Divulgação/ Faetec