Radio Live FM

Current track

Title

Artist

Brasil registra mais de 180 mil novos casos de câncer de pele por ano; alerta aumenta no verão

Written by on 16 de dezembro de 2025

Com a proximidade do verão e o aumento da exposição solar surge o alerta para o os casos de câncer de pele – o tipo de câncer mais comum no Brasil – que representa 30% de todos os tumores malignos registrados no país. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), São mais de 180 mil casos por ano. A boa notícia é que o diagnóstico precoce aumenta em cerca de 90% as chances de cura.

De acordo com dados disponibilizados pelo DATASUS, entre 2018 e 2023, a maior concentração de atendimentos pela doença ocorre entre pessoas brancas e idosos, entre 70 e 79 anos, sendo a maior incidência entre homens (52%).

Entretanto, a Médica Dermatologista Ana Paula Almeida ressalta que o câncer de pele pode atingir diferentes perfis: “Tem o perfil que a gente sempre fala: pessoas de pele, olhos e cabelos claros, que são as mais frequentemente acometidas (…), mas existem casos também em pacientes com tonalidades de pele mais escuras (…). Eles devem ter os mesmos cuidados em relação à proteção”, afirmou a especialista durante entrevista à Live FM.

Em relação ao maior índice entre indivíduos do sexo masculino, essa disparidade pode ser explicada pelo fato das mulheres cuidarem mais da saúde e da pele, através do uso do protetor solar e consultas dermatológicas, e dos homens estarem mais expostos ao sol. Além disso, estudos mostram que os homens tendem a procurar atendimento médico em estágios mais avançados da doença.

Sinais de atenção

Ana Paula alerta para feridas/lesões que não cicatrizam, podendo crescer, sangrar e mudar de formato ao longo tempo. De modo semelhante, manchas, pintas e verrugas que sofrerem alterações em cor e tamanho devem ser analisadas. A orientação é de que não se deve coçar, mexer ou tentar tratar a lesão por conta própria. A automedicação e o uso de produtos como ácidos podem agravar o caso e dificultar a avaliação médica.

Entre os principais cuidados que se deve ter, estão:  

– O uso diário do filtro solar, independente se haverá exposição solar ou não;

– Acessórios como boné, blusas de proteção UV (especialmente em exposição direta e prolongada), e óculos escuros;

– Evitar se expor ao sol entre 10h e 16h – período em que há maior índice de radiação ultravioleta.

Sobre a exposição solar desenfreada para a obtenção de vitamina D, a dermatologista reforça que, no clima brasileiro, é preciso cautela:

“O Brasil já tem um índice de radiação ultravioleta muito elevado. Pacientes de maior risco, como aqueles com pele clara ou histórico de câncer de pele, não devem se expor ao sol (fora das recomendações). Nesses casos, a vitamina D é monitorada e, muitas vezes, reposta (por suplementação)”, explicou.

A Médica reforçou ainda importância dos cuidados constantes com a pele: “Este mês a gente chama bastante atenção, até pela campanha do Dezembro Laranja, mas essa questão da prevenção tem que se dar ao longo de todo o ano e não só nessa época do verão”, ressaltou.

 

Imagem: Reprodução/Gov.br

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


19 − 14 =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist