Radio Live FM

Current track

Title

Artist

Calor extremo derrete asfalto e paralisa bondes na Alemanha

Written by on 30 de June de 2026

A intensa onda de calor que atinge a Europa provocou danos à infraestrutura da cidade de Leipzig, no leste da Alemanha. As temperaturas superiores a 40°C fizeram o asfalto e o concreto ao redor dos trilhos dos bondes amolecerem e escorrerem sobre a via, interrompendo a circulação do transporte público.

Segundo a empresa de transporte Leipzig Verkehrsbetriebe (LVB), o calor extremo, aliado ao atrito provocado pela passagem dos bondes, fez com que o material de vedação entre o asfalto e os trilhos se liquefizesse e bloqueasse diversos trechos da rede.

“O material entre os trilhos e o asfalto se liquefez e chegou a formar acúmulos em alguns pontos”, informou uma porta-voz da LVB ao jornal Leipziger Zeitung.

Inicialmente prevista para durar até a noite de domingo, a suspensão do serviço foi estendida até a madrugada de segunda-feira para permitir a avaliação dos danos e a realização de reparos.

Além da interrupção dos bondes, parte da frota de ônibus de Leipzig também foi retirada de circulação devido às temperaturas extremas. A empresa responsável pelo transporte informou que os ônibus continuam operando dentro do possível, mas alertou para possíveis atrasos e cancelamentos.

O calor também provocou sobrecarga na rede elétrica da cidade. De acordo com o Leipziger Zeitung, diversos supermercados enfrentaram dificuldades para manter os sistemas de refrigeração funcionando durante o fim de semana.

A Alemanha registrou três dias consecutivos de recordes históricos de temperatura. O maior índice foi de 41,7°C, registrado em Coschen, no estado de Brandemburgo, na fronteira com a Polônia.

Nos dias anteriores, os termômetros marcaram 41,3°C em Saarbrücken e 41,5°C em Drewitz. O país também teve a madrugada mais quente desde o início das medições meteorológicas, com mínima de 29,4°C em Kubschütz, na Saxônia. Os dados ainda aguardam confirmação oficial do Serviço Meteorológico Alemão (DWD).

A onda de calor também bateu recordes em outros países europeus. Na República Tcheca, os termômetros chegaram a 41,1°C. Na Suíça, junho registrou máxima histórica de 39°C, enquanto a Dinamarca atingiu 37°C.

Além dos prejuízos à infraestrutura e aos serviços públicos, o calor extremo tem provocado impactos na saúde da população europeia.

Na França, as autoridades registraram cerca de mil mortes adicionais em apenas três dias de calor intenso. A maioria das vítimas tinha mais de 65 anos, reforçando o alerta para os riscos das temperaturas elevadas entre idosos e pessoas mais vulneráveis.

 

Fonte: portalterradaluz.com

Imagem: Heiko Rebsch/dpa via AP

 

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


three × two =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist