Campos registra mais de 1.200 notificações por estacionamento irregular nos cinco primeiros meses de 2026
Written by LiveFM Rádio on 23 de June de 2026
Segundo a Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes, as irregularidades mais cometidas no ano de 2026 continuam sendo a de estacionar e transitar sobre o passeio público. De janeiro a maio deste ano, foram registradas 174 notificações por transitar com veículos sobre a calçada e 1.208 notificações por estacionamento irregular, sendo essa, a recordista.
Ainda segundo a Guarda, no mesmo período de 2025, foram contabilizadas 1.385 notificações por estacionamento no passeio e 227 por circulação de veículos sobre as calçadas. Mesmo com uma redução nos números, é importante ressaltar que a quantidade de infrações continua expressiva.
O condutor que cometer as irregularidades está elegível à multa e retirada de pontos da carteira de motorista. A infração de transitar sobre o passeio, por exemplo, é considerada gravíssima, com multa prevista de R$ 880,41 e sete pontos, e a de estacionar sobre calçadas é grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos retirados.
Segundo o coordenador de trânsito da Guarda, Anderson Batista, ambas são práticas perigosas e podem acabar causando acidentes.
“Cada um tem o seu espaço adequado na via, e a calçada é o espaço adequado do pedestre. Quando o pedestre sai da sua área adequada e vai disputar o lugar em outro local, ou seja, na faixa de rolamento ou na ciclofaixa, ele está vulnerável a atropelamentos ou acidentes”.
“Além do risco de transitar pela calçada, que é ainda mais perigoso do que estacionado, pois o risco de um atropelamento é ainda maior, naquele espaço onde não há nenhuma proteção, trazendo risco à vida de todos aqui que estão ali”, explica.
Anderson ainda ressaltou que o serviço público busca evitar essas infrações por meio de conscientização, e orienta para que os condutores se atentem ao local certo de estacionar e transitar: “A gente faz campanhas educativas e pede à população que entenda que cada um tem o seu espaço adequado. Então, se você não tem o local próximo para estacionar, que você procure um local mais afastado, mas estacione de forma segura, e claro, transite sempre pelas vias certas, de forma a deixar todos os usuários da via no seu espaço adequado e seguros”, orienta.
Fonte: Secom
Imagem: Rodrigo Silveira