Radio Live FM

Current track

Title

Artist

Tremor de magnitude 3.3 é registrado no litoral de Maricá

Written by on 22 de May de 2026

O Rio de Janeiro registrou um tremor de magnitude 3.3 na costa do estado, próximo ao município de Maricá, às 5h31 desta quinta-feira (21). Moradores não sentiram o tremor, mas o caso chamou atenção.

O abalo sísmico foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo).

Segundo o sismólogo do Observatório Nacional e da RSBR, Dr. Gilberto Leite, esse tipo de evento é comum no Brasil e não representa risco significativo para a população.

“O Brasil registra pequenos tremores de terra com certa frequência, especialmente devido às tensões tectônicas que atuam na crosta terrestre. Na maioria dos casos, esses abalos têm baixa magnitude e não chegam a ser sentidos”, explica.

O especialista ainda explica que a região é uma das mais propensas para o fenômeno no país.

“A margem sudeste do Brasil, em particular, é considerada a principal zona sísmica offshore do país, onde pequenos terremotos ocorrem de forma relativamente frequente.”

 

Fonte: CNN

Imagem: Rede Sismográfica Brasileira (RSBR)

 

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


5 × 5 =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist