Reservas brasileiras de terras-raras equivalem a quase duas vezes o PIB nacional
Written by LiveFM Rádio on 7 de março de 2026
As reservas conhecidas de terras-raras no Brasil têm valor estimado equivalente a 186% do Produto Interno Bruto (PIB) do país — quase o dobro do tamanho da economia brasileira. O cálculo é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com base em preços internacionais e dados do PIB de 2024.
O levantamento coloca o Brasil em posição de destaque na disputa global por minerais críticos, usados na produção de baterias, turbinas eólicas, semicondutores, equipamentos eletrônicos e tecnologias ligadas à transição energética e à inteligência artificial.
O estudo também indica que o país possui reservas de níquel avaliadas em cerca de 12% do PIB, reforçando sua relevância entre os principais detentores regionais de ativos minerais estratégicos. As terras-raras correspondem a um grupo de 17 elementos químicos essenciais para a fabricação de ímãs permanentes, catalisadores e equipamentos tecnológicos.
Na América Latina, outros países também se destacam em minerais estratégicos. O Chile aparece com reservas de cobre equivalentes a 526% do PIB, seguido pelo Peru, com 310%, e pelo México, com 26%.
Segundo o BID, apesar do potencial geológico, transformar essa riqueza em desenvolvimento econômico depende de fatores como infraestrutura, acesso a energia e água, segurança regulatória e eficiência nos processos de licenciamento. O relatório também destaca que a demanda global por minerais críticos tende a crescer nas próximas décadas, impulsionada principalmente pela expansão dos veículos elétricos e das energias renováveis.
Fonte: Infomoney
Imagem: REUTERS/Stringer