33% das empresas do agro tiveram aumento de receita atribuído ao uso de IA
Written by LiveFM Rádio on 7 de fevereiro de 2026
Um terço das empresas do agronegócio brasileiro relataram aumento de receita após a adoção de Inteligência Artificial (IA), e necessidade de novos funcionários deve ser menor nos próximos anos, segundo recorte setorial da 29ª Global CEO Survey, conduzida pela PwC com mais de 4,4 mil líderes empresariais em 95 países.
Conforme a PwC, a inovação se consolidou como elemento central na estratégia de negócios do agronegócio brasileiro. Isso porque 63% dos CEOs do setor consideram a inovação essencial para suas empresas, percentual acima da média global, de 50%, e da média brasileira considerando todos os setores, em 56%.
A adoção da IA, segundo 33% dos ouvidos, promoveu redução de custos associada a ganhos de eficiência e automação, enquanto 48% afirmaram que não houve alteração significativa. A redução de custos, segundo a PwC, está ligada à eficiência da gestão, decisões informadas com a tecnologia e mudanças de processos.
O levantamento, no entanto, indica que 60% dos CEOs preveem menor necessidade de profissionais em início de carreira nos próximos três anos, ao passo que o impacto em cargos de nível médio e sênior tende a ser menor.
“Óbvio que a inteligência artificial tem um efeito colateral, que a pesquisa buscou analisar a partir da pergunta do que impacta nos níveis de empregos nos próximos anos. E muito em linha com o resultado obtido para os demais respondentes no Brasil, o agro mostrou uma preocupação com a redução do nível de empregos, muito associadas às categorias menos experientes”, disse Mayra Theis, sócia e líder do setor de Agronegócio da PwC Brasil, em coletiva.
O agronegócio brasileiro também demonstra uma estratégia de expansão e colaboração. 51% das empresas passaram a competir em novos mercados, e 38% dos executivos trabalham com parceiros externos, como fornecedores, startups e universidades, para acelerar a inovação, acima da média global de 33%.
Fonte: CNN
Imagem: Reprodução/agrovem.com