Vários pontos de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, ficaram alagados depois que a cidade foi atingida por um temporal na tarde dessa segunda-feira (2).
Em menos de uma hora, foram registrados 76 mm de chuva, quase quatro vezes mais que o volume esperado pela Defesa Civil para a tarde e noite de ontem. A prefeitura divulgou comunicado cancelando os eventos de pré-carnaval na cidade.
“Estava prevista uma precipitação máxima de 19mm para o período das 18h às 0h de hoje. Choveu mais do que qualquer município consegue suportar com seus sistemas de drenagem”, afirmou Daniel Bernardo, secretário de Defesa Civil de Itaperuna.
À noite voltou a chover forte no município.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram pelo menos cinco carros e até uma caçamba sendo arrastados pela força da enxurrada no bairro Vinhosa, o mais atingido. Em alguns trechos, o nível da água passou de meio metro.
Ainda segundo a Defesa Civil, além dos diversos pontos de alagamento, deslizamento de terra e queda de árvores também foram registrados.
As principais avenidas da cidade, como a Cardoso Moreira e a Presidente Dutra, ficaram paradas por causa do grande volume de água.
Na BR-356, na saída da cidade, próximo ao quilômetro cinco, o tráfego precisou ser interrompido, e motoristas aguardaram a água baixar para seguir viagem.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para chuvas de até 100 mm por dia no estado do Rio neste início de fevereiro.
De acordo com o meteorologista da Climatempo, Cesar Soares, o tempo deve ficar instável até, pelo menos, quarta-feira (4).