Agência reguladora do Reino Unido alerta para pancreatite aguda e mortes associadas a canetas emagrecedoras
Written by LiveFM Rádio on 3 de fevereiro de 2026
Pessoas que usam canetas emagrecedoras, como Mounjaro ou Wegovy, devem estar cientes da possibilidade rara, mas real, de desenvolver pancreatite aguda, segundo um alerta publicado pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido.
A MHRA, que é similar à Anvisa no Brasil, recebeu 1.296 notificações da condição associada aos medicamentos entre 2007 e outubro de 2025 no país.
Os registros incluem 19 mortes e 24 casos de pancreatite necrosante, forma em que há morte de tecido pancreático.
Conhecidas por marcas como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, esses medicamentos injetáveis imitam um hormônio liberado após a alimentação, chamado GLP-1, que ajuda a controlar o apetite e prolonga a sensação de saciedade. O Mounjaro ainda atua em outro hormônio, o GIP.
“Embora a frequência geral permaneça incomum, a experiência pós-comercialização demonstrou que alguns relatos raros de pancreatite aguda foram particularmente graves, incluindo pancreatite necrosante e fatal”, diz o alerta publicado pela MHRA.
Ainda de acordo com a agência, os sintomas de pancreatite a serem observados incluem dor extrema no estômago e nas costas que não desaparece. A agência aconselha os usuários do medicamento a consultarem um médico imediatamente caso apresentem essas manifestações.
As informações relacionadas aos possíveis riscos do produto para profissionais de saúde e pacientes foram atualizadas.
O MHRA aconselha sempre discutir com o profissional os benefícios e riscos dos medicamentos antes de começar a tomá-los ou antes de fazer qualquer alteração no tratamento, como trocar para uma marca diferente de caneta.
Emagrecimento Saudável
Em entrevista à Live FM Campos, na última quinta-feira (29), Diego Gama, mestre em Ciências do Exercício e do Esporte, trouxe alertas e orientações acerca do emagrecimento saudável. Ao falar sobre o uso das canetas emagrecedoras, ele ressalta a importância de se ter uma orientação médica.
“Canetinha”, que é a tirzepatida e a semaglutida, o que tá mais na moda por aí, que é o mounjaro e o ozempic, são medicamentos, e como um suplemento, ele precisa ser prescrito por um médico”.
Embora esses medicamentos sejam seguros e o risco de desenvolver esses efeitos colaterais graves seja pequeno, Diego afirma que há outros meios de perder peso de forma saudável.
“Exercício físico e dieta alimentar são o melhor caminho para você chegar a um peso ideal de uma forma saudável, porque o exercício físico é o tratamento não farmacológico mais eficiente e que não tem contraindicação pra você ter esse resultado que você tá buscando”.
A entrevista completa com o Diego Gama está disponível em nosso canal do YouTube @livefmcampos. No bate-papo, o profissional também fala sobre temas como uso de suplementos alimentares; sistema hormonal e seu impacto no emagrecimento; e o segredo por trás da prática de exercícios para perder peso.
Fonte: g1.globo/Live FM
Imagem: Shutterstock