Radio Live FM

Current track

Title

Artist

Campos e Macaé estão entre as cidades mais afetadas por colisões em postes

Written by on 23 de janeiro de 2026

Ao longo 2025, a Enel Rio registrou 445 colisões de veículos com postes da rede elétrica, em sua área de concessão, uma média de mais de uma ocorrência por dia. Com isso, o fornecimento de energia foi interrompido para cerca de 160 mil clientes. No recorte por municípios, Maricá, Campos dos Goytacazes e Macaé aparecem no topo do ranking de colisões divulgado pela concessionária.

A empresa aponta um aumento expressivo em algumas cidades quando comparadas a 2024. Em Maricá, na Região Metropolitana, o crescimento informado foi de 100%. Em Cantagalo, no Centro-Norte, o aumento teria sido de 75%. Já em Macaé, no Norte Fluminense, a alta registrada foi de 71,4%.

Para o gerente do Centro de Operação do Sistema (COS) da Enel Rio, Fábio Damasceno, as colisões são mais do que um problema de trânsito. “A colisão em um poste, com dano ou queda do equipamento, não é só um perigo para motoristas e pedestres. Todo o entorno da ocorrência sente os prejuízos, por causa dos transtornos no trânsito e da falta de luz. Uma única colisão pode afetar uma rua inteira e até mesmo um bairro, deixando milhares de clientes sem energia”, afirma.

A concessionária também chama atenção para a complexidade do conserto. O reparo ou a substituição de um poste abalroado tem duração média de oito horas, segundo a empresa, e pode se estender quando há perícia no local. “É um processo longo, que leva boa parte do dia e demanda muitas horas de trabalho dos nossos técnicos. Quando há perícia no local da batida, esse tempo, que normalmente é de oito horas, pode ser ainda maior, chegando a 11 ou 12 horas. Muitas vezes, há a necessidade de substituição de toda rede elétrica, o que pode deixar os clientes ainda mais tempo sem luz”, diz Fábio Damasceno.

Ranking de cidades com mais colisões em postes (2025)

1- Maricá

2- Campos dos Goytacazes

3- Macaé

4- Cantagalo

5- Cabo Frio

6- Araruama

7- Niterói

8- Petrópolis

9- Magé

10- Angra dos Reis

A Enel Rio afirma que, quando um poste é danificado, deve ser comunicada para realizar a troca. A empresa diz que envia equipe ao local para os reparos no equipamento e na rede afetada. Com registro de placa e fotos do acidente, os custos operacionais gerados — do primeiro atendimento à substituição ou reparo do poste e/ou da rede — são encaminhados ao setor jurídico para cobrança junto ao proprietário do veículo.

A concessionária também divulgou orientações para casos de acidente envolvendo poste. Em situações com queda do equipamento ou de cabos, a orientação é que o motorista permaneça dentro do veículo, sem tocar em partes metálicas, até a chegada do atendimento. A empresa reforça que não se deve tocar em cabos no solo, sobre o carro ou ficar sob estruturas danificadas, nem tentar isolar a área. Para pedestres, o alerta é não se aproximar e abrir chamado de ocorrência imediatamente.

 

 

Fonte: Diário do Rio

Imagem: Divulgação/Enel

 

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


8 − 3 =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist