Nova ponte que liga o Brasil ao Oceano Pacífico pode reduzir em até 15 dias a chegada de produtos da China
Written by LiveFM Rádio on 19 de janeiro de 2026
A nova ponte que vai ligar o Brasil ao Oceano Pacífico promete mudar drasticamente a forma como produtos importados chegam ao país. A expectativa é que as compras vindas da China possam chegar até 15 dias mais rápido, reduzindo prazos e custos logísticos. A obra faz parte da chamada Rota Bioceânica, considerada estratégica para o comércio internacional.
A ponte, que está sendo construída entre Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai, atravessa o rio Paraguai e é vista como um marco de integração entre países da América do Sul.
Ao todo, serão cerca de 1,3 quilômetro de extensão e a ponte terá capacidade para receber grande fluxo de caminhões. A estimativa é de que cerca de 250 veículos pesados passem diariamente pelo local após a conclusão.
O investimento ultrapassa R$ 1 bilhão, somando a ponte e os acessos rodoviários. Parte dos recursos é destinada à adaptação das estradas que vão ligar o Brasil aos corredores internacionais.
A Rota Bioceânica permitirá que cargas brasileiras sigam por estrada até portos do Chile e do Peru, no Oceano Pacífico. De lá, os navios seguem direto para a Ásia, encurtando o caminho atual pelo Oceano Atlântico.
Hoje, as mercadorias compradas da China levam muitas vezes quase um mês para chegarem ao Brasil. Agora, com o novo projeto, esse prazo pode cair em até duas semanas, segundo especialistas. Isso pode causar um impacto até mesmo em relação ao preço de produtos.
A previsão é que a ponte seja concluída ainda este ano ou no início do próximo. A expectativa é que a nova ligação consolide o Brasil como protagonista logístico na América do Sul,
Fonte: Diário da Região
Imagem: Reprodução/Freepik