Cerco ao “mosquito da dengue” é intensificado através de mutirões
Written by LiveFM Rádio on 16 de janeiro de 2026
O cerco ao Aedes aegypti (conhecido como “mosquito da dengue”) transmissor também do zika vírus e Chikungunya, em São João da Barra (SJB) está reforçado, por meio de mutirões. O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) definiu um calendário de ações preventivas, aberto nesta sexta-feira (16) e que segue nos dias 23 e 30 de janeiro e 6 e 11 de fevereiro.
Independente da programação para o período de verão, os agentes de endemias têm percorrido residências, pontos comerciais e demais estabelecimentos.
Nesta primeira das cinco ações intensivas, cerca de 70 agentes estão em áreas da sede do município, no distrito de Atafona e na praia de Grussaí, orientando sobre as medidas a serem adotadas para evitar a proliferação do mosquito, verificando locais que possam se constituir potenciais focos, aplicando larvicidas e eliminando-os.
O diretor do NCZ, Matheus Moreira, ressalta a parceria da população: “Mais uma vez, esperamos a colaboração de todos, recebendo bem nossos profissionais e seguindo as orientações que serão passadas”.
Moreira está otimista: “Acredito que iremos iniciar bem o ano, com a expectativa de manter baixos os índices de arboviroses. Até o quinto mutirão, esperamos ter percorrido todos os pontos do município, buscando manter sob controle os índices de infestação”.
O diretor lembra que, no último Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), em novembro, o resultado foi classificado como baixo, de apenas 0,5%: “No verão temos que redobrar as atenções contra o Aedes aegypti; cada um de nós tem um papel importante na educação da comunidade”.
Fonte: O Dia
Imagem: Ilustração/Karina Schmidt