Radio Live FM

Current track

Title

Artist

Petroleiros venezuelanos rompem bloqueio marítimo dos EUA após captura de Maduro, diz jornal

Written by on 5 de janeiro de 2026

Após a ofensiva dos Estados Unidos contra a Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro, mais de 10 navios petroleiros romperam o bloqueio marítimo dos EUA para “fugir” da Venezuela, segundo o jornal americano “The New York Times”.

O jornal revelou nesta segunda-feira (5) que ao menos 16 petroleiros alvos de sanções dos EUA deixaram águas venezuelanas em um movimento coordenado para tentar romper o bloqueio naval imposto pelo governo dos EUA ao petróleo da Venezuela. O bloqueio permanece mesmo após a captura de Maduro, reafirmou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, no final de semana.

O site de monitoramento marítimo “TankerTrackers” confirmou o movimento e disse que cerca de 12 embarcações carregadas de petróleo romperam o bloqueio norte-americano ao deixar as águas venezuelanas em “modo escuro”.

O movimento ocorre após a captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e de sua esposa, Cilia Flores, em uma operação das forças norte-americanas que atingiu Caracas na madrugada do último sábado (3).

Segundo o “New York Times”, essas embarcações desligaram seus sinais de transmissão para disfarçar suas localizações em tempo real e adotaram bandeiras falsas para a investida.

Apesar do “TankerTrackers” afirmar que os petroleiros estavam carregados de petróleo cru, o “New York Times” reportou que algumas dessas embarcações estavam vazias para poderem navegar mais rapidamente.

Governo interino

Com a deposição de Maduro, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu o cargo de presidente interina da Venezuela. A decisão de mantê-la como substituta foi tomada pelo Tribunal Supremo de Justiça do país logo após Maduro ser retirado do poder pelos Estados Unidos.

Segundo o texto da decisão, ela assume o cargo para “garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação”.

Além da decisão do Supremo, as Forças Armadas da Venezuela reconheceram neste domingo Rodríguez como presidente interina do país. O ministro da Defesa, Vladimir Padrino, endossou em rede nacional a determinação de mantê-la no poder por 90 dias.

Donald Trump afirmou neste domingo que os Estados Unidos estão “no comando” da Venezuela após a captura de Nicolás Maduro, ao mesmo tempo em que lidam com a nova liderança interina em Caracas.

“Estamos lidando com as pessoas que acabaram de tomar posse. Não me perguntem quem está no comando, porque eu daria uma resposta e isso seria muito controverso”, disse o republicano a jornalistas nesta noite, ao ser questionado se havia falado com Delcy Rodríguez.

Pressionado a explicar o que quis dizer, Trump afirmou: “Isso significa que nós estamos no comando.”

Reunião da ONU e Maduro em tribunal

O Conselho de Segurança da ONU, composto por 15 membros, deve se reunir nesta segunda-feira (5), por volta das 12h (horário de Brasília), para discutir a legalidade da captura do presidente da Venezuela.

Levado para solo americano, onde está detido, o venezuelano deve comparecer diante de um juiz de Nova York nesta segunda-feira, às 14h (horário de Brasília), de acordo com comunicado do Tribunal Distrital Federal de Manhattan.

A primeira audiência em que Maduro será formalmente apresentado à Justiça dos EUA, sob acusações de narcotráfico, será diante do juiz Alvin K. Hellerstein. A esposa dele, Cilia Flores, que também foi capturada durante a operação, deve comparecer ao tribunal com o marido.

 

Fonte: g1.globo.com

Imagem: Reprodução/portalterradaluz

 

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


dezenove − 9 =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist