Desemprego cai para 5,2% em novembro e registra o menor índice desde 2012, diz IBGE
Written by LiveFM Rádio on 30 de dezembro de 2025
O Brasil registrou no trimestre encerrado em novembro o menor nível de desemprego da série histórica da PNAD Contínua (Pesquisas por Amostra de Domicílios), principal pesquisa sobre a força de trabalho no Brasil.
Segundo os dados, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (30), o índice de desocupação no período ficou em 5,2% da força de trabalho nacional, menor taxa desde 2012, ano de início da série histórica.
O indicador vem apresentando, de forma sucessiva, as menores taxas da série histórica desde o trimestre encerrado em junho de 2025.
Ainda no trimestre encerrado em novembro, a PNAD Contínua apontou 5,6 milhões de pessoas em busca de trabalho, o menor número de desocupados já registrado pela pesquisa.
Para efeito de comparação, o pior momento da série histórica ocorreu no trimestre encerrado em março de 2021, em meio à pandemia de Covid-19, quando o país tinha quase 15 milhões de pessoas sem emprego.
Recorde de pessoas ocupadas
A redução do desemprego veio acompanhada de um novo recorde no número de pessoas ocupadas: 103,2 milhões. Com isso, o nível de ocupação, isto é, proporção da população com 14 anos ou mais que estava trabalhando, chegou a 59,0%, o maior da série histórica.
Fonte: R7.com
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil