Radio Live FM

Current track

Title

Artist

Carnaval de São João da Barra ganha destaque em rede de TV chinesa

Written by on 20 de fevereiro de 2026

O tradicional Carnaval de São João da Barra, representado pelo G.R.E.S. Chinês, foi tema de uma reportagem produzida pela China Global Television Network (CGTN), exibida em inglês e também pela CCTV, agência de notícias internacional da emissora. A produção, que contou com apoio da Prefeitura, reconhece a importância da repercussão internacional para a valorização da cultura local e para a projeção do município no cenário global.

O secretário municipal de Cultura, Gil Miranda, destacou com entusiasmo a repercussão internacional do Carnaval de São João da Barra. “Receber a atenção da imprensa internacional só reforça a grandiosidade da nossa festa e projeta ainda mais o nome do município no cenário cultural mundial. Isso comprova que a tradição, a organização e a alegria do nosso povo ultrapassam fronteiras”.

Ele completa reforçando que o Carnaval do município já é reconhecido, atraindo milhares de visitantes todos os anos, e agora ganhou ainda mais notoriedade e visibilidade. “O mundo está conhecendo a nossa cultura. Esse destaque fortalece o turismo, movimenta a economia local e valoriza os artistas e trabalhadores envolvidos nesse grande espetáculo, além de ser uma oportunidade estratégica de ampliar parcerias culturais e turísticas, consolidando o nosso Carnaval como um evento de relevância global.”

A jornalista responsável pela matéria, Lucrecia Franco, relatou que a escolha do tema aconteceu de forma espontânea, durante uma pesquisa por pautas originais para oferecer à CGTN America. Ao se deparar com o nome da escola de samba “Chinês”, buscou informações e descobriu que justamente neste ano o enredo revisitaria a história da agremiação. “Propus a pauta e os editores em Washington DC acharam tão interessante quanto eu. Uma escola que começou como bloco e se tornou patrimônio histórico e cultural em 2019, hoje muitíssima popular”, destacou.

Lucrecia também ressaltou a relevância simbólica da escolha da escola, que há quase um século abraçou a cultura chinesa em São João da Barra. “Sem saber, a escola foi quase profética ao escolher um país tão distante que hoje é tão próximo e importante. Em 2024, o intercâmbio comercial entre Brasil e China atingiu 171 bilhões de dólares, um recorde”, afirmou.

 

Fonte: Secom/SJB

Imagem: Reprodução / Site PMSJB

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


2 × três =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist