Vacina contra bronquiolite já está disponível na rede pública de Saúde de Campos e São João da Barra
Written by LiveFM Rádio on 11 de dezembro de 2025
Grávidas a partir da 28ª semana de gestação, dos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, já podem se vacinar na rede pública de saúde contra o vírus sincicial respiratório, causador da bronquiolite. A vacina é aplicada em dose única e protege contra os dois tipos do vírus — A e B — ajudando a prevenir casos da doença em recém-nascidos, período de maior vulnerabilidade.
Em Campos, a vacinação foi aberta na manhã desta quinta-feira (11) no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, o município recebeu aproximadamente 1.600 doses da vacina, sendo 120 aplicadas em menos de duas horas. Segundo ele a expectativa é que até o final do expediente cerca de 300 mães recebam o imunizante.
Para receber a dose da vacina, é indispensável que a grávida apresente algum documento que comprove a idade gestacional, como cartão da gestante, cartão de pré-natal ou exames comprobatórios. Também serão aceitos relatórios médicos ou de outro profissional de saúde de nível superior. Além disso, é necessário que a gestante leve um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, se possível.
Já o município de São João da Barra recebeu 135 doses nessa primeira remessa. De acordo com o coordenador de Imunização, Paulo César Rios, as doses foram distribuídas nos seis distritos de forma proporcional ao número de gestantes cadastradas e, gradativamente, o município receberá mais doses, já que a vacina foi incorporada ao calendário de vacinação das gestantes de forma permanente.
O coordenador reforça a segurança do imunizante: “A vacina é segura e eficaz, sendo liberada pela Anvisa após rigoroso controle de qualidade. No Brasil, ela está disponível na rede privada desde 2024 e agora está disponível de forma gratuita em toda rede SUS”, disse ele.
As unidades e o cronograma de datas e horários de vacinação estão disponíveis no Site da Prefeitura.
Com informações da PMCG e PMSJB.
Foto: Reprodução/Estadão