Vacina contra bronquiolite em recém-nascidos começa a ser distribuída em todo o país
Written by LiveFM Rádio on 3 de dezembro de 2025
O Ministério da Saúde começou, nessa terça-feira (2), a distribuir em todo o país, o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O lote, com 673 mil doses, será enviado a todas as unidades da federação para imunização gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, o Ministério da Saúde comprou 1,8 milhão de doses do imunizante, que na rede privada pode custar até R$ 1,5 mil.
O grupo prioritário é o das gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. O ministério informa que não há restrição de idade para a mãe e a recomendação é tomar dose única a cada nova gestação.
O foco é a proteção dos bebês, com a redução dos casos de bronquiolite em recém-nascidos, já que nesse período os bebês são mais vulneráveis a desenvolver as formas mais graves da infecção, que levam à hospitalização.
Para se ter uma ideia, em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados pelo VSR.
As secretarias de Saúde dos estados e dos municípios poderão iniciar imediatamente a vacinação nos postos de saúde nas unidades básicas de saúde (UBSs).
Através do acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor do imunizante, O Brasil poderá fabricar a vacina, ampliando a autonomia e o acesso da população a essa proteção contra o vírus.
Com informações da Agência Brasil*
Foto: João Risi/MS