Radio Live FM

Current track

Title

Artist

Congresso retoma exigência de exame toxicológico para primeira CNH nas categorias A e B

Written by on 5 de dezembro de 2025

O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motos) e B (carros de passeio).

O exame toxicológico utiliza amostras de cabelo, pelo ou unhas para detectar se a pessoa testada consumiu — ativamente, ou não — substâncias psicoativas. Em caso positivo, ela não pode obter a CNH.

A medida havia sido vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em junho. O veto foi derrubado pelos parlamentares na Câmara – com 379 votos a favor e 51 contrários – e no Senado – com 70 votos a favor e 2 contrários.

O exame já é obrigatório para obtenção e para a renovação da CNH nas categorias C, D e E (transporte de cargas e passageiros). Com a decisão do Congresso, a medida também será necessária para a primeira habilitação nas classes A e B.

A Abtox, que monitora o mercado, estima que o preço do exame varie entre R$ 90 e R$ 110.

 

Fonte: g1.globo.com

Foto: Felix Carneiro/Governo do Tocantins


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


um × 5 =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist