Clima prejudica agricultura brasileira em 2025, e plantio de grãos deve cair
Written by LiveFM Rádio on 15 de dezembro de 2025
Os eventos climáticos deste ano causaram prejuízos à agricultura. Chuvas intensas e secas prolongadas atrasaram o plantio de alguns dos principais grãos produzidos no país.
Na fazenda de Paulo Roberto Schwengber, em Leopoldo de Bulhões, no interior de Goiás, a soja começou a brotar, mas a colheita vai ser só em abril de 2026, dois meses mais tarde do que o planejado. O atraso é resultado do temporal de granizo, que destruiu 230 hectares da plantação. Com isso, a área precisou ser replantada.
“A gente para e pensa: o que é pior, arcar somente com este prejuízo ou tentar amenizá-lo? E, obviamente, todo mundo opta pelo replantio para tentar amenizar esse prejuízo”, diz o produtor rural.
Em importantes regiões produtoras de soja, o clima foi um desafio para os agricultores. Em setembro e outubro, época ideal para semear a lavoura, a chuva não veio, e o trabalho foi adiado por diversas vezes. Já em dezembro, em alguns estados, o plantio ainda não terminou.
É o caso de Goiás, Rio Grande do Sul e Maranhão. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 92% das áreas foram semeadas em Goiás, 69% no Rio Grande do Sul e apenas 38% no Maranhão.
Mesmo com todas as adversidades climáticas, o Brasil deve produzir 354 milhões de toneladas de grãos nesta safra, 400 mil toneladas a menos do que o estimado em novembro.
Fonte: g1.globo
Imagem: Reprodução/CompreRural/Portal de Conteúdo Rural