Radio Live FM

Current track

Title

Artist

Adesivo conectado a celular pode detectar câncer de mama antes dos médicos, dizem cientistas

Written by on 13 de dezembro de 2025

Pesquisadores britânicos desenvolveram um dispositivo inovador que promete ajudar na detecção precoce do câncer de mama por meio da tecnologia sem fio. O equipamento tem o formato de um pequeno adesivo, semelhante aos de nicotina, e é aplicado diretamente sobre a pele de forma suave e indolor.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer) revelam que o país deve registrar 73.610 novos casos da doença em 2025. Em 2023, foram mais de 20 mil óbitos, com maior concentração nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

A tecnologia que pode ajudar a mudar esse cenário foi criada por especialistas da Universidade de Bristol, com financiamento da Cancer Research UK. O princípio de funcionamento é baseado na identificação de mudanças sutis de temperatura dentro do tecido mamário.

Como células cancerígenas crescem mais rapidamente do que as células normais, elas aumentam o fluxo sanguíneo local, o que pode gerar pequenos “pontos quentes” sob a pele, um possível sinal inicial de um tumor.

Como funciona

O adesivo possui apenas 1,5 milímetro de espessura e contém nove sensores de temperatura capazes de detectar variações inferiores a 1 °C mesmo em camadas mais profundas do tecido mamário. Nos testes iniciais, ele foi avaliado em um modelo artificial de mama feito de silicone, com resultados promissores.

O dispositivo funciona com uma bateria interna e transmite os dados por Wi-Fi para um aplicativo instalado no smartphone. A partir dessas informações, é gerado um mapa térmico que pode ser acompanhado ao longo do tempo.

 

Fonte: ND Mais

Imagem: Reprodução/ND Mais


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


cinco × três =


Radio Live FM

Current track

Title

Artist